top of page

30º Cortejo Águas de Oxalá acontece no dia 28 de janeiro

Acontece no dia 28 de janeiro (domingo) o 30º Cortejo Águas de Oxalá que tem como objetivo alertar a população para a necessidade de uma cultura de paz, com direito à liberdade de crença e religiosa.

Crédito: Prefeitura de Araras

Este ano as atividades serão concentradas todas no mesmo dia. Às 8h começa a concentração para o Cortejo, em frente à Casa da Memória “Pedro Pessoto Filho”, que sai às 8h30 em direção à Capela Santa Cruz onde acontece a louvação aos orixás e a lavagem das escadarias.


No período da tarde, as atividades acontecem no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”. Às 13h30, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, acontece o 1º Encontro de Ogans e Oficina de Percussão. A programação termina às 17h com Roda de Samba.


“Celebrar esta 30ª edição é celebrar o respeito e a manutenção da cultura e das tradições de Matriz Africana em nosso município e em nossa região. É celebrar e agradecer nossa ancestralidade”, afirma o Babalorixá Eduardo de Osogiyan (Eduardo Leite), presidente da Comissão Municipal de Religiões de Matriz Africana de Araras.

 

Calendário Turístico

O evento passou a fazer parte do Calendário Turístico do Estado de São Paulo por meio da Lei 16.562 de 31 de outubro de 2017. A celebração religiosa é organizada pela Comissão Municipal de Religiões de Matriz Africana; pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e Comunidade de Terreiro Ilê Axé de Iansa; com apoio da Prefeitura de Araras.


Outras informações sobre o Cortejo podem ser obtidas pelo telefone 3541-5763 (Secretaria de Cultura).

 

30º Cortejo Águas de Oxalá

Domingo, 28 de janeiro

8h – Concentração para o Cortejo – em frente à Casa da Memória

8h30 – Cortejo até a Capela Santa Cruz

13h30 - 1º Encontro de Ogans e uma Oficina de Percussão – Centro Cultural

17h – Roda de Samba – Centro Cultural



TEXTO: REPRODUÇÃO PREFEITURA DE ARARAS

Comments


bottom of page