top of page

Araras comemora o Dia Nacional das Tradições de Matriz Africana e Nações do Candomblé

Foi realizado na noite de ontem (19/03) um evento na praça Barão, voltado para tradições da matriz africana e nações do candomblé.

Crédito: Ylê Axé Ofá Inã

Quem passava por lá pode ver de perto como são as cantigas, danças e comidas.


A prefeitura de Araras em parceria com a Comissão Municipal de Religiões de Africanas e Ylê Axé Ofá Inã, tendo como dirigente pelo Babalorixá Vânerson T Odé, o grupo de integrantes fizeram várias danças tipicas e representações que remetem a ancestralidade do povo africano.


No local também podia se encontrar uma barraca com comidas tradicionais como o famoso Acarajé do Recanto Sabor da Ju, tudo feito pelas mãos habilidosas de Jurene de Oxumare.

Crédito: Ylê Axé Ofá Inã

Em depoimento de munícipes que estavam presentes no evento pode se ver o quão importante e para cidade eventos como esses: -"É muito bonito ver a cidade de Araras preservando a cultura dos antepassados e apresentar de forma tão bonita para a população na praça."


Em conversa com o Babalorixá Vânerson o mesmo trouxe um depoimento de grande importância e esclarecimento para os que não conhecem a religião: - "Resgatando nossa cultura conseguimos mostrar a energia e apresentar uma cultura milenar guardada nos terreiros de Candomblé.

Foi um momento mágico apresentar nossa cultura perante a tantas pessoas nesta comemoração perante o dia 21 de março.

Louvamos nossos ancestrais que nada tem haver com Demônios e sim com uma cultura mágica e sabia vinda com nossos antepassados africanos. Deixo meu agradecimento a todos que participaram e os que estavam nos prestigiando."


Em conversa com o Babalorixá Eduardo Leite - Presidente da Comissão o mesmo nos contou um pouco de como foi fundada: - " Surgiu em julho de 2022 com objetivo de reunir as casas de candomblé e umbanda da cidade para fortalecer a luta por nossos direitos, pela nossa cultura de paz, para uma manutenção da cultura e tradições das religiões de matrizes africana. E como foi instituído o dia 21/03 como dia Nacional das Tradições de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, nos realizamos esse evento, essa apresentação cultural para apesentar um pouco a população das nossa cultura e tradição. Ficamos felizes com a repercussão e com a população que compareceu para nos prestigiar"


O Ylê Axé Ofá Inã fica localizado na Rua: Roberto Paulino Ramos, 141 Jardim Itamaraty - Araras.

A Comissão Municipal de Religiões de Matriz Africana esta sob os cuidados do Presidente Babalorixá Eduardo Leite da Casa de Osogiyan Axé Odó Fádakà Bairro Cascata - Araras.


Autoria: Raquel Mastromoro





1 Comment


Agradecido Axé Gazeta ARARENSE...pelo Apoio na Comunicação...Neuza Maria Acafro Araras Conselheira no COMTUR/CMPDCN/CMDM

Like
bottom of page