top of page

Cine Arte II leva a magia do cinema para escolas públicas de Araras

A semana começou repleta de magia e mudanças na rotina para os alunos da EMEF Padre Hercílio Bertolini, em Araras (SP). Desde a última segunda-feira (27), os estudantes participam das oficinas do projeto social Cine Arte II. As aulas ocorrem diariamente das 12h30 às 14h30 e se estendem até esta quarta-feira (29).


Voltada à crianças e adolescentes de 6 a 12 anos, a ação tem como objetivo oferecer as ferramentas necessárias para a criação de projetos cinematográficos que abordem, de forma lúdica, temas como sustentabilidade, preservação da água, consumo consciente, responsabilidade no trânsito, energia, reciclagem, mobilidade urbana e alimentação saudável. 


Na primeira etapa, o projeto Cine Arte II inclui a realização de três dias de oficinas. Divididos em grupos de no máximo cinco alunos, os adolescentes entram em contato com os principais conceitos do mundo do cinema como: filmagem, enquadramento de cenas, noções de equipamentos de vídeos, edição, escolha de trilha, criação de personagens, roteiro e iluminação. Além disso, têm a oportunidade de imergir nos gêneros de filmes de ficção, documentários, entre outros. 


Ainda nas oficinas, os alunos farão a gravação de depoimentos e captura de imagens. Sempre seguindo o roteiro escrito previamente. O último dia de aulas é dedicado à edição dos curtas, com a inserção de trilha e legendas.


Apresentações

A segunda etapa do projeto na cidade acontece nos dias 10 e 11 de junho em dois locais: EMEF Padre Hercílio Bertolini e EMEF Antonia Marques Dahmen.A programação inclui a realização de sessões de cinema, interações teatrais e workshops sobre uso de água e energia, reciclagem e segurança no trânsito. Também serão exibidos os curtas-metragens produzidos durante a Oficina de Cinema pelos alunos da EMEF Padre Hercílio Bertolini. Ao todo, serão quatro sessões por dia de programação (horários abaixo). 


Para acolher a ação cultural, será montada uma estrutura gigante de cinema inflável, com 15 metros de comprimento e quatro metros de altura, equipada com telão, projetor de áudio e vídeo, além de almofadas para acomodação do público. E não é só isso. Para deixar a programação ainda mais divertida, todos os presentes terão direito a pipoca. 


Ao final de cada sessão, as crianças e adolescentes levarão para casa um livreto com explicações sobre os temas que foram abordados nos curtas-metragens. 


Projeto Cine Arte II

O Cine Arte II é um projeto itinerante que tem como objetivo aproximar crianças e adolescentes do mundo das artes, promover acesso à cultura e conscientizar sobre temas de grande importância para o futuro como a preservação dos recursos naturais, sustentabilidade, entre outros. 


O Cine Arte II é uma realização da Perfectto Projetos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet), com patrocínio da Tenneco e apoio da Prefeitura Municipal de Araras (SP), por meio da Secretaria de Edução.


"Nosso objetivo é democratizar o acesso à cultura e fortalecer o papel da arte como agente de mudança social. Acreditamos que proporcionar aos jovens a oportunidade de expressarem-se artisticamente é fundamental para estimular o pensamento crítico e promover a conscientização.


Esperamos que, ao se envolverem com a arte, eles também se tornem multiplicadores de importantes mensagens de reflexão e conscientização para suas comunidades. Estamos confiantes de que esse é um passo essencial para construir cidadãos mais conscientes e engajados para o futuro", declara Paulo Reis, diretor de Relações Públicas da Perfectto Projetos.


Além de Araras (SP), o projeto também foi realizado nas cidade de Mogi Guaçu (SP), Mogi Mirim (SP) e Cotia (SP).


PROGRAMAÇÃO

1ª etapa - Oficina de Introdução Básica de Cinema

EMEF PADRE HERCÍLIO BERTOLINI Endereço: Avenida Lourenço Batistella, nº 711 José Ometto I | Araras (SP) Data: 27, 28 e 29 de maio | Horário: das 12h30 às 14h30 Participação: exclusiva para alunos 

2ª etapa - Apresentações

EMEF PADRE HERCÍLIO BERTOLINI Endereço: Avenida Lourenço Batistella, nº 711 José Ometto I | Araras (SP) Data: 10 de junho | Horário: 9h | 10h30 | 13h30 | 14h50 Participação: exclusiva para alunos EMEF ANTONIA MARQUES DAHMEN Endereço: Rua Darly Gândara, nº 280 Parque Tiradentes | Araras (SP) Data: 11 de junho| Horário: 8h30 | 10h | 13h30 | 14h50 Participação: exclusiva para alunos




Imagem e texto: Perfectto Projetos/Divulgação

Comments


bottom of page