top of page

Diabetes: como manter o controle?

Quem não conhece alguém que sofre com a doença? A Diabetes mellitus II é o tipo mais comum existente em nossa população. Provoca resistência à entrada de glicose nas células e por consequência faz aumentar os níveis de glicemia no sangue, principalmente após refeições com grande quantidade de alimentos ricos em glicose, sendo exemplos os pães, massas, doces, bolos, refrigerantes, bolachas, alimentos processados, farinha branca, entre outros.

Crédito: https://abeso.org.br/

Existem inúmeras complicações da evolução da doença no organismo, por isso é importante estar atento às manifestações físicas e também às medidas que podem ser tomadas para evitar a progressão dos danos.


Já que os sintomas da diabetes são sutis em geral, a menos que em estágio avançado e não tratado, é importante lembrar que a maioria dos casos são causados e sustentados por hábitos de vida, nem todos são relacionados a genética, mas todos apresentam alterações que se acumulam com os anos e podem ser silenciosas, ou seja, podem não causar sintomas por longos períodos.


Portanto, o principal modo de controlar a diabetes é por meio de adaptações no dia a dia que são necessárias para evitar picos de glicemia na corrente sanguínea: manter uma alimentação adequada, praticar exercícios físicos regularmente, fazer o uso correto das medicações prescritas e manter acompanhamento periódico com o médico.


Se você tiver ou não histórico de diabetes na família, fique ligado pois seus hábitos diários podem preservar ou prejudicar sua saúde com o passar dos anos!



Mariana Squinca é estudante de medicina e colunista de saúde na Gazeta Ararense

Kommentare


bottom of page