top of page

Domingo é dia de Circuito Sesc na Praça Barão de Araras

Araras recebe neste domingo (28), a partir das 17h, na Praça Barão de Araras, o Circuito Sesc de Artes. O evento irá disponibilizar atividades culturais gratuitas de música, teatro, dança, circo, literatura, artes visuais e tecnologias.


"O Sesc é um grande fomentador da arte e da cultura em São Paulo e no Brasil. Desde o ano passado vínhamos articulando com a unidade de Piracicaba o retorno do Circuito à cidade. É de grande significado e incentivo para os artistas ararenses, sobretudo neste momento em que estamos na iminência da publicação do edital visando o credenciamento de projetos de espetáculos e oficinas para a formação e difusão cultural na cidade", comentou Fredo Júnior, secretário municipal de Cultura.

Crédito; Secom

Com realização do Sesc SP, o Circuito Sesc de Artes conta com o apoio da Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Neste ano, o evento itinerante passará por 118 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo.

O que vai rolar em Araras?

Em Araras, o Circuito Sesc contará com sete núcleos em sua programação:

1 – Artes visuais e tecnologias: Jogos Fantásticos nunca inventados - A oficina convida o público a jogar a incrível “Esgramba”, que mistura esgrima com samba, e o irreverente jogo de estratégias “Os nada bobinhos”. A oficina é coordenada por Alberto Tembo, Patrícia Marchesoni, Bruno Morais e Tabatha Vecchio.

2 – Circo: H20BOOM - O artista uruguaio Mauro Cosenza dá vida ao excêntrico palhaço El Gran Enano que utiliza habilidades e alguns delírios para realizar estouros com balões, bolas de ping-pong, engenhocas, água e muitas explosões, rompendo, assim, a barreira entre o personagem e a plateia gerando um jogo interativo e divertido.

3 – Dança: JAMZZ – Inspirado pelo jazz dance, o grupo propõe uma improvisação em diagonal. O público é convidado a dançar ao som de hits dos anos 1980 e 1990 tocados por um DJ. Os performers, dirigidos pelo coreógrafo Cristian Duarte, criam uma atmosfera vintage por meio de figurinos, acessórios e movimentos.

4 – Literatura: Mensagens Mulheres Sábias – Promovida pela “As Rutes” a intervenção literária tem como objetivo compartilhar depoimentos, narrativas ancestrais e reflexões sobre a mulher no mundo hoje. O coletivo investiga como a trajetória e a obra de escritoras admiradas auxiliam no equilíbrio e na equidade da vida em múltiplos aspectos.

5 – Música: Roda de samba da palhaça Rubra – Cheio de palhaçaria, o espetáculo musical presta homenagem a nomes fundamentais do samba como Cartola, Noel Rosa, Clara Nunes, Beth Carvalho, Aracy de Almeida e Dona Ivone Lara. O show também faz um tributo ao cantor e compositor Adoniran Barbosa, chamado carinhosamente pela palhaça Rubra de vovô.

6 – Teatro: Azar do Valdemar – A Companhia dos Inventivos cria uma trupe de artistas mambembes que narra o desaparecimento de Valdemar e, com o público, tentar recriar a sua trajetória. O espetáculo, livremente inspirado na obra “Viva o Povo Brasileiro”, de João Ubaldo Ribeiro, reúne dramaticidade, música e arte circense.

7 – Literatura: A Cabaça Mágica – Histórias Pretas na Literatura Infantojuvenil – Agbalá Conta abre sua cabaça e revela livros da literatura infantojuvenil preta com obras que trazem histórias tradicionais africanas e afro-brasileiras.

Outras informações sobre o Circuito Sesc de Artes 2022 podem ser obtidas no site https://circuito.sescsp.org.br/circuitosescdeartes.

Com informações da Secom

Comments


bottom of page