top of page

Importância da Orientação Vocacional e Profissional

Você conhece a Orientação Vocacional e Profissional (OVP)? É um processo que atua como facilitador de uma das escolhas mais difíceis e enfrentadas pelos jovens: a escolha da carreira a seguir no mercado de trabalho. Assim, a OVP busca proporcionar o autoconhecimento necessário para que o jovem faça a escolha mais adequada e progredir em tal ocupação.

Crédito: Orientação Vocacional | IFTC - Instituto de Formação e Terapia Cognitivo Comportamental

A orientação vocacional e a profissional, são atuações distintas, pois a orientação profissional irá trabalhar com o direcionamento e informações sobre profissões, realizando atividades e técnicas de aprendizagem.


Assim, a orientação vocacional trata-se de buscar informações profissionais e auxiliar o orientando na busca pelo conhecimento pessoal, familiar e social, realizando um encontro de afinidades para que possam planejar um projeto de vida profissional.


A Orientação Vocacional não se trata de um estudo psicológico do qual se terá um resultado preciso e garantido, mas faz com que as pessoas de uma forma espontânea, tenham uma possibilidade de reflexão, conhecimento de profissões e autoconhecimento.


Desta forma, as atividades de OVP irão auxiliar o indivíduo para que tenha uma compreensão do mundo social e que possam construir um projeto de vida profissional.


Jéssica de Souza Câmara

Psicóloga Clínica

CRP 06/140836

Comments


bottom of page