Meio Ambiente disponibiliza Manual da Compostagem Doméstica para a população
A equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura elaborou um manual para orientar a comunidade ararense no desenvolvimento da Compostagem Doméstica. Com o intuito de incentivar a adoção de práticas sustentáveis, o manual pode ser acessado neste link. O material contém informações sobre quais materiais podem ou não ser utilizados no processo de compostagem, quantidade de materiais, condições de operação e modelos de composteiras para casa ou apartamento.
Você sabia que mais de 50% do volume de resíduos gerados nas residências são orgânicos?
É isso mesmo, mais da metade do “lixo” é composto por resíduos orgânicos (restos de alimentos, cascas de legumes, frutas, verduras, grãos, tubérculos e resíduos de poda e capina, como folhas, galhos e cascas). Quando estes resíduos são descartados incorretamente no meio ambiente, geram problemas ambientais, como a poluição e contaminação da água, do solo e do ar.
Você pode tratar o “lixo orgânico” em sua residência e gerar adubo!
A COMPOSTAGEM é uma técnica adequada para tratar os resíduos orgânicos, com consequente redução do volume gerado. Esse processo é capaz de reciclar nutrientes essenciais às plantas e ao solo e gera adubo, que pode ser utilizado no cultivo de plantas e para enriquecimento do solo em áreas rurais, nos quintais das residências, jardins e hortas dos prédios.
Comentarios