top of page

O que é a depressão?

A depressão é um transtorno mental comum, que tem entre suas principais características tristeza persistente, presença de humor depressivo e redução da capacidade de experimentar prazer em atividades antes consideradas agradáveis. Assim, vem o desânimo ou sensação de perda de energia, retraimento social e apatia também são sintomas comuns, com possibilidade de evolução para pensamentos e até tentativas de autolesão e suicídio.

Credito: Imagem retirada da internet

Todos esses sintomas e atividade que acontece com o nosso corpo não tem idade cronológica para acontecer. Atualmente há muitos jovens doentes e os pais acabam sempre trazendo a seguinte fala “a mais ele tem tudo, por que está com depressão? Na minha época não tinha isso”! Trazendo a sensação de impotência de sentimentos aos jovens, pois não se pode estar mal por ter objetos ou uma vida que se julga adequada.


As mudanças sociais, econômicas e politicas influenciam a nova geração e que em tempos passados era visto e vivenciado de outras formas, mas não quero dizer que não existia a depressão, já existia, porém, era pouco falada!


Os sintomas da depressão variam de pessoa para pessoa, alguns podem ter mais desânimo, fadiga, outros tem uma vida completamente normal e nem percebem que está em um estado depressivo e acabam tendo uma vida “robotizada”. O importante que se você estiver sentindo alguns desses sintomas: alteração de sono, baixa produtividade, desanimo, perda de energia, retraimento social, choro constantes e pensamentos destrutivos e suicidas procure a ajuda de um profissional de psicologia ou psiquiatria para te ajudar nesse processo.


A depressão pode ser tratada e trabalhada para diminuir seus sintomas, não fique com vergonha ou medo de pedir ajuda, todos nós somos vulneráveis e temos momentos difíceis em nossas vidas. Busque ajuda!


E se você conhece alguém que está passando por essa mesma situação, ajude, convença a procurar apoio profissional, pois a depressão não é fácil e muitas vezes não se consegue vencer ela sozinho!


Jéssica de Souza Câmara

Psicóloga Clínica

CRP 06/140836




Comments


bottom of page