top of page

Prefeitura paga salários de profissionais da Santa Casa e médicos voltam ao trabalho

O prefeito Pedro Eliseu (PSDB) anunciou nesta quinta-feira (30), em coletiva de imprensa realizada na Casa da Memória “Pedro Pessotto Filho”, que a Prefeitura irá pagar os salários atrasados dos médicos da Santa Casa, que estavam há cinco meses sem receber. Com a ajuda de R$ 5 milhões, a instituição também poderá fazer a compra de insumos e saldar dividas com fornecedores.


O projeto que visa o pagamento dos débitos foi encaminhado para aprovação da Câmara Municipal. “Nós pretendemos pagar 25% amanhã, dia 31, 25% na semana que vem e os outros 50% parcelado até o fim deste ano”, explicou o chefe do Executivo. “Também estamos articulando com os governos Federal e Estadual a vinda de recursos para a Santa Casa”.


No início do mês, a Prefeitura criou uma equipe multidisciplinar para acompanhar o dia a dia e propor soluções à instituição. Coordenador da comissão, o médico Agnaldo Piscopo explica que o pagamento é um cuidado inicial. “Nosso trabalho foi entender os números e isso vem como um fôlego para manter os serviços essenciais do hospital”, disse.


Segundo o diretor técnico da Santa Casa, Helder José Camargo Preto, a comissão também dá o respaldo para mostrar que déficit vem da defasagem da tabela SUS que não é atualizada desde 2012. “É um problema geral no país. Com esse dinheiro nós vamos conseguir retomar plantões, cirurgias eletivas e fazer novas escalas entre os profissionais”, afirmou.


Além dos médicos, o provedor da Santa Casa ressalta que medicamentos e insumos poderão ser comprados. “Houve um aumento no valor de diversos medicamentos que agora vamos conseguir repor. Hoje é um dia muito importante para a instituição”, disse Eduardo de Moraes.


Também estavam presentes a vice-prefeita Anete Casagrande, o secretário da Saúde, Alex Zaniboni e o vereador Manoel Oliveira dos Santos Filho – Mané da Rádio (PL).


Reprodução Prefeitura de Araras

Comments


bottom of page