top of page

Sinais que podem indicar alterações de hormônios da tireoide

Hipotireoidismo e hipertireoidismo são condições muito comuns em nosso meio. Consistem basicamente em concentração no sangue reduzida e aumentada, respectivamente, de hormônios produzidos pela glândula tireoide, que é localizada na região do pescoço e controlada também por meio de hormônios liberados por outra glândula, a hipófise, que fica na base do cérebro.


A principal causa de hipotireoidismo é uma inflamação na tireoide por disfunções no sistema imunológico, também pode ser causado por falta de iodo ou outros problemas que impeçam a tireoide de secretar seus hormônios no sangue. Já o hipertireoidismo inverte a situação: pode ser causado por funcionamento acelerado da glândula, alterações genéticas, ingestão de iodo em excesso e também por inflamação local.


Os hormônios tireoidianos têm grande influência no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras, atuam regulando o gasto energético e temperatura corporal por meio de ação no fígado, rins e cérebro.


Por isso é comum ouvirmos sempre a relação de perda ou ganho de peso em excesso com “problema de tireoide”, contudo além de mudanças no peso existem outros sinais que podem refletir disfunções desses hormônios no organismo, fique atento a outras manifestações comuns:

Crédito: Doutor Tireóide

- Pele seca e unhas quebradiças

- Cansaço/exaustão/sonolência

- Menstruação irregular

- Perda de concentração e memória

- Nervosismo, ansiedade e irritação

- Insônia

- Aumento dos batimentos cardíacos

- Suor excessivo


Lembrando que os sintomas consistem no principal guia para a busca de assistência médica, portanto é necessário e indispensável realizar avaliação com um profissional e um exame de sangue para diagnosticar e tratar a alteração. Além disso, é importante que seja feita uma investigação diagnóstica para descartar outros possíveis distúrbios que podem estar causando os sintomas a fim de evitar tratamentos ineficazes e desnecessários.




Mariana Squinca é estudante de medicina e colunista de saúde na Gazeta Ararense

Comments


bottom of page