top of page

Você sabe qual a importância de um PPCI?

Primeiramente, vamos ao significado de PPCI, que é Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio, o qual é dividido em alguns tipos. Os mais conhecidos deles são o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e o CLCB (Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros).

Crédito: https://www.bucka.com.br/extintores-bucka/extintores-portateis/

Tanto um quanto outro são obrigatórios por lei para todos os estabelecimentos, desde um pequeno comércio, até uma enorme indústria, através do Decreto nº 46.076 de 31 de agosto de 2001, que diz que toda empresa é obrigada a ter o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), citando o § 1º Artigo 5º referido ao Decreto sobre as exclusões do mesmo:


““§ 1º – Estão excluídas das exigências deste Regulamento:

1 – residências exclusivamente unifamiliares;

2 – residências exclusivamente unifamiliares localizadas no pavimento superior de ocupação mista, com até dois pavimentos e que possuam acessos independentes.”


Porém, aqui no Brasil, infelizmente o Alvará do Corpo de Bombeiros não é tão conhecido como outras exigências, como o de licenciamento ou Vigilância Sanitária, por exemplo, então hoje, vim falar um pouco sobre a importância do mesmo.


Quando se trata de microempresas e empresas de pequeno porte, há um grande déficit de estabelecimentos que não possuem extintores de incêndio, iluminação de emergência, ou até mesmo um treinamento sobre brigada de incêndio. Sim, essas empresas mesmo que não sejam grandes, deveriam se preocupar mais com essas medidas, mesmo que sejam apenas precauções a serem tomadas.


Em nosso país isso é muito falho, qualquer empresa, após sua abertura retira o Alvará de funcionamento com a Prefeitura, mas acabam deixando de lado a segurança contra incêndio, devido a esta medida não ser tão fiscalizada quanto outras licenças.


Todos se lembram da tragédia com a Boate Kiss, por exemplo, mas acreditam que por serem estabelecimentos com riscos menores, nunca irão precisar de uma dessas medidas, mas nunca sabemos o que pode acontecer, certo?


Vamos nos conscientizar e começar a ver a importância do mesmo, não apenas para seu bem material, como sua empresa, mas também para as pessoas que trabalham com você ou si próprio, pois acho que sua vida vale muito mais do que qualquer coisa.


Além de que, falando tecnicamente, qualquer empresa que funcione sem a aprovação do Corpo de Bombeiros, com ela vencida, ou que tenha feito mudanças significativas em sua estrutura sem medidas de segurança contra incêndio que possuía na época da aquisição do alvará, será considerada irregular.


Artigo: Nátali Dresler Saraiva - engenheira civil - Crea: 507.038.040-7

Comments


bottom of page